Comitês

A ABMLuto apresenta os Comitês, seus grupos de trabalho compostos por profissionais de áreas relacionadas ao seu foco e propósito, associados e adimplentes.

Os Comitês têm como objetivo apoiar o desenvolvimento científico e profissional continuado, a crítica científica reflexiva, o ensino e a pesquisa por profissionais atuantes na área do luto.

Os Comitês têm ação relevante para somar à construção e consolidação das ações da ABMLuto, oferecendo um lugar de atividade colaborativa constante para essa finalidade.


Arquivos importantes:

  • Regimento Interno (clique aqui para download do arquivo)

Aqueles que tenham interesse em participar de um Comitê Científico já existente ou propor um novo comitê, devem preencher o respectivo formulário disponível abaixo e enviar para o email cientifica@abmluto.org.br

  • Formulário de inscrição de membros (clique aqui para download do arquivo)
  • Formulário de inscrição de novos Comitês (clique aqui para download do arquivo)


Apresentamos a seguir todos os Comitês com suas respectivas coordenações e secretarias:
 

Bioética

Coordenação: Maria Helena Pereira Franco
Secretária: Adriana Silveira Cogo

Ementa: A Bioética, sendo disciplina e campo do conhecimento é, por sua natureza, interdisciplinar e explora questões éticas e morais de contextos relacionados à vida e à saúde humanas , à biologia e à ecologia. A Bioética não se restringe às preocupações relativas à ética da medicina ou da saúde humana. Volta-se para uma discussão ampla acerca de uma ética global, relacionada à preservação do planeta enquanto sustentáculo de toda vida possível, incluindo a vida humana. Fomenta discussões envolvendo a articulação entre o desenvolvimento tecnológico-científico do conhecimento humano e a produção de valores morais na sociedade, buscando oferecer as ferramentas do campo da ética adequadas para a ponderação de dilemas e as tomadas de decisão (Texto adaptado de Krieger, M.V., 2024).
O foco das ações deste comitê está nas proposições acima, de forma a abrir o campo para estudos e discussões amplas e voltadas para questões contemporâneas que podem abranger ética em pesquisa com seres humanos, decisões relativas ao início, desenvolvimento e fim da vida, consequências de decisões sobre vidas, pessoas e comunidades, subsidiar questões com impacto em políticas públicas e outras correlatas.

Educação e Comunicação

Coordenação: Marília de Freitas Aguiar
Secretária: Maria Carolina Rissoni Andery

Ementa: O comitê contribuirá com a educação em luto de modo a compreendê-lo como processo e vivência presente em diferentes situações e ciclos da vida de todas as pessoas. Ampliando o conceito de luto para lutos para abarcar uma compreensão social necessária para a formação de profissionais que atuam na temática. A partir da discussão de premissas básicas, competências fundamentais buscamos contribuir (com recursos, incentivos e critérios) para que tenhamos profissionais bem formados para atuarem em situações em que os lutos estejam presentes. Democratização do conhecimento sobre luto e letramento sobre luto.

Espiritualidade

Coordenação: Claudia Marques Comaru
Secretária: Sylvia Helena Araújo da Ponte Acário 

Ementa: A espiritualidade, como uma dimensão humana, crença e conexão com o transcendente, relaciona-se à busca de sentido na existência, por meio de aprimoramento pessoal, promoção da saúde integral e fortalecimento de valores como empatia, compaixão, resiliência, humildade, dentre outros. Esse comitê compreende a espiritualidade como uma das estratégias de enfrentamento no processo de luto.

Identidades e Lutos

Coordenação: Maria Carolina Rissoni Andery
Secretário: Lucas Barbosa dos Santos

Ementa: Em sendo a identidade metamorfose e diretamente afetada com perdas e lutos, o comitê contribuirá com a discussão dos marcadores interseccionais presentes nas iniquidades e vulnerabilidades construídas socialmente a respeito do reconhecimento e apoio ao luto.

Pesquisa

Coordenação: Marília de Freitas Aguiar
Secretária: Ivânia Jann Luna

Ementa: Considerando que a pesquisa sobre luto é um importante aspecto colaborativo para melhores práticas com enlutados, e o ponto de partida para conhecer as realidades ligadas aos lutos, este comitê tem como objetivo incentivar as práticas de pesquisa científica e contribuir para discussões sobre processo de morte, perdas e luto no Brasil.

Relações Internacionais

Coordenação: Maria Helena Pereira Franco
Secretária: Adriana Silveira Cogo

Ementa: O mundo contemporâneo traz consigo a marca de ser sem fronteiras, tendo vivências, significados, organizações de diferentes portes e propósito se justificando por essa mesma condição. Este é o tempo em que o ser humano é simultaneamente protagonista e espectador das ações que ocorrem no mundo. Os movimentos migratórios, os refugiados fugindo de guerra em sua terra natal, a rapidez das comunicações, pesquisas sobre luto com atenção ou não às diferenças culturais, todas estas são questões merecedoras de atenção de pesquisadores e profissionais envolvidos com questões relativas ao luto, em suas diversas implicações.
Este comitê tem, portanto, foco nestas questões, buscando investigar, ampliar e divulgar conhecimento e ações que dialogam com a História, a Antropologia, a Economia, a Política e a Psicologia à luz de questões relativas às intersecções dessas áreas e outras com afinidades, em uma perspectiva contemporânea.

Saúde Coletiva

Coordenação: Ivânia Jann Luna
Secretária: Gláucia Rezende Tavares

Ementa: Promover políticas públicas de atenção ao luto considerando situações de perda, emergências e desastres e outras situações críticas por meio dos pressupostos da saúde coletiva, ações de cuidado em rede, comunidades, serviços e abordagens condizentes às necessidades de pessoas em luto em diferentes contextos.

Junte-se a nós nessa construção!

Sua ABMLuto, nossa ABMLuto.

Diretoria Executiva (2023-2025)