Apresentação ABMLuto
Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto – ABMLuto é o nome desta organização científica que tem como missão reunir profissionais de diferentes campos do conhecimento com o objetivo de compartilhar interesses, ações, pesquisas com foco no luto, para que essa experiência seja vivida com dignidade e possibilidade de crescimento e significado.
Nem todo luto requer cuidados profissionais, sejam de que ordem forem. Por esse motivo se destaca o cuidado em favorecer o diálogo entre aqueles relacionados a distinguir o necessário do indispensável, o benéfico do supérfluo, para que a pessoa que vive um luto receba o que lhe é especificamente destinado. Isto se chama ciência e também se chama ética.
Trata-se de uma associação multiprofissional por esse motivo: o luto requer diferentes lentes para ser conhecido, para fazer uso profícuo dessa diversidade de olhares e compreensões, aprofundando seu significado do genérico para o específico.
É brasileira porque nasceu no ambiente acadêmico brasileiro mais representativo do que vinha se fazendo sobre o luto no Brasil: a PUC-SP e, mais exatamente, o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu. Mas não é somente sua certidão de nascimento que indica a nacionalidade. É o espaço aberto para os profissionais brasileiros se encontrarem na convergência de seus interesses e angústias diante do sofrimento humano vivido na experiência única a cada um, experiência essa que chamamos de luto.
Os profissionais brasileiros interessados no luto estão espalhados por diferentes regiões brasileiras, cada uma com suas especificidades, o que as torna únicas. A ABMLuto abre as portas para que se associam e se somem. Temos muito para construir, para trocar, para questionar e para oferecer à sociedade, como resultante deste associar-se.
Em julho de 2019, no Teatro da Universidade Católica, o TUCA, encerravam-se o 2º Congresso Luto-Brasileiro sobre o Luto e o 1º Congresso Brasileiro sobre o Luto. Ali germinou a semente da ABMLuto, que tomou forma desta associação com estatuto aprovado e regimento, ambos fruto da dedicação de uma diretoria que também representa diferentes regiões brasileiras e que vem dando continuidade à proposta original.
Tive a honra de ter meu nome proposto e aceito por aclamação para presidir a ABMLuto e compor sua diretoria. Apoio minhas ações na disposição extraordinária de Daniela Reis e Silva, Vice-presidente; Marilia Aguiar, 1ª Secretária e Claudia Millena Câmara, 2ª Secretária; Marcia Stephan, 1ª Tesoureira e Regina Liberato, 2º Tesoureira; Gláucia Tavares, Diretora Científica e Erika Pallottino, Diretora de Comunicação. É uma platitude dizer que sem elas nada poderia ter sido feito, mas é exatamente isso que quero dizer. E acrescento: você que lê esta apresentação da ABMLuto também tem com quê contribuir. Venha se juntar a nós, a ABMLuto será seu lugar de encontro e onde sua voz encontrará reverberação e poderá ser ecoada nos campos que precisam ouvi-la.
O site da ABMLuto oferece espaço para informações, conhecimento, comunicação e diálogo. A interação com os associados será constante e terá mesmo a feição que queremos que a ABMLuto tenha: viva e pulsante. Inquisitiva e demandante.
Acolhedora e inspiradora.
É onde você quer estar.
Um caloroso abraço meu e de toda a diretoria da ABMLuto.
Maria Helena Pereira Franco
Presidente ABMLuto