Carta do Rio
No dia 29 de julho de 2023, ao final do III Congresso Brasileiro sobre o Luto, organizado pela Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto, os congressistas reunidos à cerimônia de encerramento produziram o referido documento, de modo a reunir as perspectivas acerca da temática perdas e luto, após dias de debates e trocas efetivas.
“Nós, congressistas do III Congresso Brasileiro sobre o Luto, realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 26 a 29 de julho de 2023, entendemos como relevantes os seguintes pontos:
– O luto a ser entendido como um direito fundamental e integral da pessoa, sendo uma experiência humana universal atravessada por aspectos socioeconômicos, culturais, raciais e de gênero.
– Em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas por meio da Agenda 2030, a atenção ao luto responde, portanto, aos direitos humanos e à equidade no direito à saúde e à vida. Destacam-se, assim, as ODSs:
ODS 1 – Erradicação da pobreza;
ODS 3 – Saúde e bem-estar;
ODS 4 – Educação de qualidade;
ODS 10 – Redução das desigualdades;
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
– A democratização do acesso à informação, de modo a torná-la acessível a toda a população, possibilitando a troca de conhecimento, bem como a ampliação da divulgação científica e parcerias com países da América Latina, Caribe e países de língua portuguesa.
– Aumento da representatividade da população negra e de povos originários para promover igualdade de oportunidades, combatendo o racismo e o preconceito.
– Promoção de ações afirmativas que possibilitem a integração destas populações nas discussões e proposições para o fomento de políticas públicas.
Rio de Janeiro, 2023″