Comitês
A ABMLuto apresenta os Comitês, seus grupos de trabalho compostos por profissionais de áreas relacionadas ao seu foco e propósito, associados e adimplentes.
Os Comitês têm como objetivo apoiar o desenvolvimento científico e profissional continuado, a crítica científica reflexiva, o ensino e a pesquisa por profissionais atuantes na área do luto.
Os Comitês têm ação relevante para somar à construção e consolidação das ações da ABMLuto, oferecendo um lugar de atividade colaborativa constante para essa finalidade.
Caso tenha interesse em participar de um Comitê Científico já existente ou propor um novo comitê, preencha o respectivo formulário abaixo e envie o formulário preenchido para o email cientifica@abmluto.org.br
- Formulário de inscrição de novos membros (clique aqui para download do arquivo)
- Formulário de inscrição de novos Comitês (clique aqui para download do arquivo)
Acesse também o Regimento Interno que orienta o trabalho dos comitês:
- Regimento Interno (clique aqui para download do arquivo)
Apresentamos todos os Comitês com suas respectivas coordenações e secretarias:
Bioética
Coordenação: Maria Helena Pereira Franco
Secretária: Adriana Silveira Cogo
Ementa: A Bioética, sendo disciplina e campo do conhecimento é, por sua natureza, interdisciplinar e explora questões éticas e morais de contextos relacionados à vida e à saúde humanas , à biologia e à ecologia. A Bioética não se restringe às preocupações relativas à ética da medicina ou da saúde humana. Volta-se para uma discussão ampla acerca de uma ética global, relacionada à preservação do planeta enquanto sustentáculo de toda vida possível, incluindo a vida humana. Fomenta discussões envolvendo a articulação entre o desenvolvimento tecnológico-científico do conhecimento humano e a produção de valores morais na sociedade, buscando oferecer as ferramentas do campo da ética adequadas para a ponderação de dilemas e as tomadas de decisão (Texto adaptado de Krieger, M.V., 2024).
O foco das ações deste comitê está nas proposições acima, de forma a abrir o campo para estudos e discussões amplas e voltadas para questões contemporâneas que podem abranger ética em pesquisa com seres humanos, decisões relativas ao início, desenvolvimento e fim da vida, consequências de decisões sobre vidas, pessoas e comunidades, subsidiar questões com impacto em políticas públicas e outras correlatas.
Educação e Comunicação
Coordenação: Marília de Freitas Aguiar
Secretária: Maria Carolina Rissoni Andery
Ementa: O comitê contribuirá com a educação em luto de modo a compreendê-lo como processo e vivência presente em diferentes situações e ciclos da vida de todas as pessoas. Ampliando o conceito de luto para lutos para abarcar uma compreensão social necessária para a formação de profissionais que atuam na temática. A partir da discussão de premissas básicas, competências fundamentais buscamos contribuir (com recursos, incentivos e critérios) para que tenhamos profissionais bem formados para atuarem em situações em que os lutos estejam presentes. Democratização do conhecimento sobre luto e letramento sobre luto.
Espiritualidade
Coordenação: Claudia Marques Comaru
Secretária: Daniela Pupo Barbosa Bianchi
Ementa: A espiritualidade, como uma dimensão humana, crença e conexão com o transcendente, relaciona-se à busca de sentido na existência, por meio de aprimoramento pessoal, promoção da saúde integral e fortalecimento de valores como empatia, compaixão, resiliência, humildade, dentre outros. Esse comitê compreende a espiritualidade como uma das estratégias de enfrentamento no processo de luto.
Identidades e Lutos
Coordenação: Maria Carolina Rissoni Andery
Secretário: Lucas Barbosa dos Santos
Ementa: Em sendo a identidade metamorfose e diretamente afetada com perdas e lutos, o comitê contribuirá com a discussão dos marcadores interseccionais presentes nas iniquidades e vulnerabilidades construídas socialmente a respeito do reconhecimento e apoio ao luto.
Pesquisa
Coordenação: Marília de Freitas Aguiar
Secretária: Ivânia Jann Luna
Ementa: Considerando que a pesquisa sobre luto é um importante aspecto colaborativo para melhores práticas com enlutados, e o ponto de partida para conhecer as realidades ligadas aos lutos, este comitê tem como objetivo incentivar as práticas de pesquisa científica e contribuir para discussões sobre processo de morte, perdas e luto no Brasil.
Relações Internacionais
Coordenação: Maria Helena Pereira Franco
Secretária: Adriana Silveira Cogo
Ementa: O mundo contemporâneo traz consigo a marca de ser sem fronteiras, tendo vivências, significados, organizações de diferentes portes e propósito se justificando por essa mesma condição. Este é o tempo em que o ser humano é simultaneamente protagonista e espectador das ações que ocorrem no mundo. Os movimentos migratórios, os refugiados fugindo de guerra em sua terra natal, a rapidez das comunicações, pesquisas sobre luto com atenção ou não às diferenças culturais, todas estas são questões merecedoras de atenção de pesquisadores e profissionais envolvidos com questões relativas ao luto, em suas diversas implicações.
Este comitê tem, portanto, foco nestas questões, buscando investigar, ampliar e divulgar conhecimento e ações que dialogam com a História, a Antropologia, a Economia, a Política e a Psicologia à luz de questões relativas às intersecções dessas áreas e outras com afinidades, em uma perspectiva contemporânea.
Saúde Coletiva
Coordenação: Ivânia Jann Luna
Secretária: Gláucia Rezende Tavares
Ementa: Promover políticas públicas de atenção ao luto considerando situações de perda, emergências e desastres e outras situações críticas por meio dos pressupostos da saúde coletiva, ações de cuidado em rede, comunidades, serviços e abordagens condizentes às necessidades de pessoas em luto em diferentes contextos.
Junte-se a nós nessa construção!
Sua ABMLuto, nossa ABMLuto.
Diretoria Executiva (2023-2025)